Turismo com acessibilidade disponível

maio 02, 17 Turismo com acessibilidade disponível

Acessibilidade é igualdade

O site www.turismoacessivel.gov.br disponibiliza consulta a lugares, demonstrando quais são os recursos de acessibilidade disponível. Abre também um espaço nas avaliações dos empreendimentos para o usuário sugerir outros recursos de acessibilidade. Com isto você poderá contribuir com o mapeamento da acessibilidade necessária para melhoria do turismo.

Na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que tem equivalência de emenda constitucional no Brasil, pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

Barreira

A interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação efetiva na sociedade, em igualdades de condições com as demais pessoas.

BARREIRA é a principal dificuldade que encontra as pessoas com deficiência ao hospedar, ir a bares/restaurantes, cinemas, teatros e museus.

Garantir a ACESSIBILIDADE é eliminar as barreiras existentes nos edifícios, rodovias, meios de transporte e outras instalações internas e externas, inclusive escolas, residências, instalações médicas e locais de trabalho. Assim como nas informações, comunicações e outros serviços, inclusive serviços eletrônicos e serviços de emergência.

O site “Guia Turismo Acessível” separou vários recursos que buscam garantir a acessibilidade nos estabelecimentos e atrativos turísticos.

Placas como o desenhos que representam as limitações pessoal

4 grandes grupos:

-Recursos para Deficiência Física ou motora, que inclui pessoas em cadeira de rodas, com membros amputados, com nanismo, entre outros;

-Deficiência Visual, que inclui cegos e pessoas com baixa visão;

-Deficiência Auditiva, que inclui os surdos oralizados e os que se comunicam somente pelo uso de Libras;

-Mobilidade Reduzida que inclui pessoas com 60 anos ou mais, obesos, gestantes, pessoas com crianças de colo e demais pessoas que tenham, por algum motivo, dificuldade em se locomover.

Haveria ainda recursos para pessoas com deficiência intelectual ou mental, mas fugiriam do escopo deste site, que buscou listas de recursos mensuráveis para permitir avaliações objetivas.

Por esta razão, o site abre um espaço nas avaliações dos empreendimentos para o usuário sugerir outros recursos de acessibilidade. Estas no futuro serão incorporados à lista existente.

As perguntas sobre acessibilidade dos locais serão encontradas durante as avaliações dos empreendimentos e/ou atrativos turísticos e encontram-se disponíveis também para download no site.

Nesta lista o objetivo é deixar a avaliação simples para qualquer pessoa, não necessariamente técnicos.

Os usuários dos serviços podem também ajudar a melhorar esta lista. Ao avaliar um empreendimento ou atração turística, tendo em vista que foi reservado um campo, ao fim da avaliação individual, onde o usuário pode sugerir algum item que julgue importante e que não tenha sido considerado.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: