Cavernas no Brasil

abr 22, 17 Cavernas no Brasil

Cavernas no Brasil

O Brasil tem mais de 6.500 cavernas conhecidas e catalogadas, o que significa que estes espaços podem ser explorados turística e culturalmente.

São considerados cavernas, gruta ou furna todas as cavidades rochosas com dimensões que permitam acesso a seres humanos.

As cavernas abrigam diferentes tipos de vida, além de nascentes de rios, cachoeiras e áreas para práticas de esportes como o rapel.

Bonito MS

Com ajuda de guias é possível visitar varias no Brasil, como a Gruta do Lago Azul. Em Bonito – MS. O lago dentro do local tem um tom de azul impressionante, resultado da incidência do sol no local.

Ainda em Bonito – MS, o Abismo Anhumas é uma caverna com 72 metros de altura e possui um lago de 80 metros de profundidade, sua água cristalina em alguns momentos provoca uma ilusão de ótica que parece ser extremamente raso que da até para andar no lago.

Abismo Anhumas

Abismo Anhumas

Chapada Diamantina BA

Em Lençóis, na Bahia, a Gruta da Pratinha serve como porta de entrada da região da Chapada Diamantina e pode ser explorada em trilhas ou uma tirolesa.

Poço Azul no município de Nova Redenção na região da Chapada Diamantina, como diz o nome as águas são cristalinas e azuladas, a coloração azul predomina no período de fevereiro a outubro.

 

gruta Poço Azul

Flutuação no Poço Azul © Chico Ferreira

Parque Nacional da Serra da Capivara PI

No Piauí, o Baixão da Pedra Furada é tombado pelo Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Paredões de arenito formam o interior da caverna e são cobertos por pinturas rupestres.

As cavernas são de extrema importância para a ciência porque guardam uma grande variedade de evidências arqueológicas, já que serviram de moradia e refúgio para o homem primitivo.

A Sociedade Brasileira de Espeleologia criou o Cadastro Nacional de Cavernas, o objetivo é reunir as informações disponíveis sobre elas. Atualmente, o Brasil tem 6501 cavernas cadastradas, mas estima-se que existam cerca de 80 mil no país.

Matéria: http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/ e http://www.momondo.com.br/inspiracao/cavernas-no-brasil/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: